Sintegração Hertzberger

 


O livro "Lições de Arquitetura" de Herman  Hertzberger foi discutido em forma debate em locais que existia a possibilidade de uma intervenção. 

O livro em si carrega vários aprendizagens e exemplos, a fim de mudar o olhar do profissional que constrói algo, e particularmente irei lê-lo mais profundamente, pois me interessa como os espaços podem exercer diversas funções e ser modificados pela sociedade. Um exemplo em particular que me chamou a atenção foi se um bairro -que infelizmente não me recordo o nome- no qual as ruas são adaptadas para as cheias e alagamentos que ocorrem por causa do período de chuvas, logo as calçadas são elevadas para que a rua possa ser usada em forma de "rio", quando vi tal engenhosidade dos moradores e a explicação do autor por meio do exemplo para ensinar sobre adaptação percebi que um espaço não pode ser só algo ou imutável, ou ainda inacessível. Portanto, por meio da sintegração explicitamos nossos conhecimentos a respeito da obra.

 Além disso, outros exemplos  que mais me impactaram é a forma como Hertzberger insere a função na forma, mas não como monofuncional, mas sim como polifuncional e polivalente, que foi a primeira rodada de debates em frente a laje do 3° andar da EAD, no qual agi como debatedora. Quando debatemos foi perceptível por meios dos conceitos do capítulo do livro que o local não exercia função alguma, além de ser inacessível.

 Ademais também participei da discussão dos lugares como o bicicletário (observadora), a área da hortinha (crítica) e a pracinha da Escola (debatedora), no qual todos demonstravam um caráter de subutilização do espaço.

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