A segunda maquete foi feita usando o dobro das medidas da primeira, ou seja na escala de 1:25. Com esse tamanho conseguimos trabalhar melhor nossas propostas de intervenção.
Algumas fotos abaixo mostrarão o processo das ideias que passaram por essa maquete e quais foram abandonadas.
Para diminuir a incidência solar, principalmente no período da tarde, optamos por uma cobertura móvel.
Em um primeiro momento essa cobertura foi produzida com um pano mais grosso, parecido com o que utiliza na produção de ecobag, entretanto abandonamos a ideia já que o material era muito pesado para a estrutura. (Imagens acima)
Com isso para a cobertura optamos por um tecido mais leve e uma nova estrutura, em forma de carretéis que se desenrolam. (Imagens acima)
Uso de guarda corpo reto.
Mudança de estrutura e matérias para novo guarda corpo. O último aparece em amarelo para integrar ao corredor.
Optamos por fazer o guarda corpo integrado a cobertura do teto no corredor com fitas de pano amarelas.
Aliás, o acesso principal será por meio do corredor por utilizar uma das salas para passagem, onde será aberto uma porta. Além disso, os brises das janelas (que aparecem na maquete antiga) foram retirados para uma maior iluminação das salas de aula que encontram-se no corredor.
Para a iluminação passamos por diversas ideias e não conseguimos nos fixar em uma, recorrendo no final a apenas colocar iluminação nas paredes.
Iluminação com postes de luz. Ideia abandonada.
Iluminação suspensa por fios. Abandonada.
Além disso, também precisamos pensar no mobiliário já que o espaço promove permanência e área de estudos. Com isso em mente optamos por aderir a passagem e integração com as salas de aula que encontram-se no "espaço quadrado da laje". Assim passamos por diversos móveis.
Ao final abandonamos todas essas idéias e optamos por não mobiliar, já que existe uma integração com as salas.
Fazer a maquete foi como um laboratório de teste de intervenções, ideias, críticas, materiais. Foi uma experiência alucinante e ao mesmo tempo boa, criar soluções, pensar em ideias foi ao mesmo tempo motivador e as vezes preocupante. Mas a experiência em si foi muito prazerosa.

















Comentários
Postar um comentário