Irei dividir o desenvolvimento do projeto em 3 partes:
- Ideias
- Primeira maquete
- Maquete final
Primeiramente falarei das ideias. A laje na minha percepção, e creio que do meu grupo também, é um quadro branco, porque há tanto potencial que ele nos cega de nossos objetivos, que a princípio não estavam tão claros assim.
Mas já sabíamos em que áreas precisávamos mexer então utilizamos de referências e da imaginação para resolver os problemas existentes.
Um dos problemas era a grande exposição de sol no período da tarde, que tornava inviável permanecer num local sem sombra, entretanto não queríamos acabar com toda a luz natural, portanto panos foram uma das ideias para a cobertura.
Pensamos diversas vezes em colocar cúpulas, tetos retráteis, teto pergolado, nuvens acústicas, porém seríamos que iria limitar o espaço que deveria ser aberto. Porém antes de chegar ao resultado dos panos passamos por diversas ideias de cobertura e esse é um dos exemplos.
O chão por ser "crocante", ou seja estar esfarelando e ser irregular foi um dos focos de nossas discussões por queríamos promover permanência e acessibilidade, o que o piso que existe atualmente não proporciona. Porém ele atende muito bem sua função de reter a água da chuva a fim de não ter infiltrações e não queríamos tirar essa função dele. Assim pensamos em diversas soluções, pisos de grades, com paletes, mas chegamos a conclusão que o mais funcional seria um piso permeável que poderia nivelar o chão sem prejudicar a função dele que era escoar a água da chuva.
Como segunda e permanência era um dos nossos focos da intervenção passamos por diversas ideias de guardas corpos e móveis para sentar e estudar.
Como existem salas de aulas em funcionamento com janelas viradas para a sala não poderiam ser qualquer tipo de local de permanência, como o DA que atrai grupão grandes, assim tivemos várias ideias de móveis para grupos menores. Já para o guarda corpo em primeiro momento não tínhamos dado tanto importância para algo que poderia ser multifuncional, mas não queríamos algo "tradicional" como barras de metal, portanto uma estrutura de elástico pareceu uma boa ideia. Depois dela surgiu "porque não usar o guarda corpo como local de permanência também?", E claro que isso revolucionou pois chegamos a um modelo de guarda corpo parecido com um gol, com várias funcionalidades, mas não saindo da proposta (última imagem). Além disso, há uma parte da laje com 2 buracos que precisavam ser tapados por segurança, com isso pensamos em usar redes a fim de promover local para sentar e relaxar assim como para evitar quedas.
(Um croqui feito por mim com algumas ideias iniciais)
Também tivemos diversas outras ideias, como mesas de xadrez, redes, tipos de iluminação, não mudar o chão, formas de guarda-corpo que foram fundamentais para chegarmos a uma gama de variedades que não saíssem da ideia de: tranquilidade, privacidade, permanência e ar livre.
Comentários
Postar um comentário