Imagens gerados por IA a partir de fotografias

 ATIVIDADE DE AIA (30/03/2023)



A atividade foi um trabalho em grupo que  baseou-se na ideia de experimentar como a Inteligência Artificial se comportaria ao mesclarmos atributos de fotos de fotógrafos. Para isso, usamos as fotografias abaixo dos profissionais: Man Ray, Annie Leibowitz, Pierre Verger e Stephan Tillmans.

ANNIE LEIBOWITZ


MAN RAY 

STEPHAN TILLMANS


PIERRE VERGER 


A partir dessas fotos queríamos a seguinte estrutura de imagem a ser formada: em preto e branco a mulher orixá usando uma máscara de ferro como personagem central da figura, em cima de um palco, no qual  diversas mãos buscassem agarra-la ou segura-la (tínhamos dúvidas como queríamos, mas era importante as mãos) e o fundo seria formado com feixes de luzes velhas e azuis. Nós tivemos diversos resultados, mas escolhemos a foto a seguir. 

Prompt usado: A Orixá with a white dress holding a mask in a stage with thousand of people looking. Black and white photo with blue and red lights. Realistic.


Entretanto, é importante ressaltar que para chegarmos a esse resultado foi necessário vários experimentos para um que agradasse, pois tivemos os seguintes problemas ao usarmos IA:
  • Sexualização da mulher preta: ao colocarmos o comando "orixá Iansã", uma mulher religiosa inspirada na fotografia de Pierre Verger, na maioria das vezes, ocorria da hiper sexualização dos corpos das mulheres, por apresenta-las em escala corporal impossíveis ou de roupas de banho.
  • Embranquecimento da mulher: quando colocado apenas o comando mulher aparecia mulheres brancas indicando, como provavelmente, que nos bancos de dados das IAs prevalece a imagem da mulher branca.
  • Desfiguração de mãos: é perceptível em qualquer "obra" de IA como as mãos aparecem deformadas.
  • Plágio: é evidente como muitos estilos nas imagens são "pegos" de artistas e que tais singularidades artísticas não recebem o devido crédito que merecem. 
Conclusão: com essas tarefas foram levantada em debate a respeito de diversas questões, no qual a mais impactante, pessoalmente, foi a da perpetuação de preconceitos e esteriótipos nas IAs, revelando que essa "inteligência", considerada, inovadora, na realidade baseia-se em conceitos e programações de pessoas, tão falhas quanto a gente, que continuam e disseminam ideias errôneas.



Comentários